Ensaio de Pesquisa
Artista Orientador: Fabio Sardo
O intérprete criador no
vocacional de música em Santo Amaro
Logo após
realizar um diagnóstico inicial com os vocacionados de música do Teatro
Leopoldo Fróes, constatei que a maioria era formada por iniciantes. Grande
parte apresentava a vontade de cantar e tocar um instrumento, sendo o violão a
preferência deste grupo.
Criamos no
decorrer do ano algumas músicas e arranjos, mas o pedido do grupo era por
músicas conhecidas. Sem deixar de lado a criação coletiva de composições
inéditas investi na interpretação musical.
Em uma das
orientações levei para apreciação musical uma música que tinha várias gravações
diferentes, cada qual com um intérprete distinto. Após ouvirmos várias
gravações perguntei para turma o que cada intérprete passava para eles? Qual a
diferença de intérprete e compositor? E
se o intérprete também era um criador?
Embora
tenhamos graves problemas no ensino de música designado para a educação de base
no Brasil e, portanto, grande parte da população não conhece a diversidade
musical existente em nosso país e no mundo os adolescentes e adultos,
geralmente, trazem um conhecimento musical pautado por alguns gêneros musicais
e artista em evidência na mídia.
Mesmo na
busca pela interpretação original é possível observar, em alguns casos,
vocacionados que apresentam uma interpretação marcada por caminhos próprios,
caminhos estes direcionados por experiências musicais trazidas ao longo da
vida.
Uma das linhas
do trabalho deste ano foi buscar a interpretação pessoal dos vocacionados,
trilhando um caminho de apreciação e reflexão do fazer musical. Buscando, desta
forma, uma entrega pessoal no fazer artístico, percorrendo a criação a partir
do desejo musical apresentado pelo grupo.
Refletindo sobre a caracterização do canto e o que motiva os intérpretes
a escolher uma determinada música e o que pode tornar uma interpretação única e
pessoal.
Desta forma,
o processo de apreciação, reflexão e investidas na busca por uma interpretação
pessoal estabelecem novas possibilidade de relação com a música, até então não
previstas pelo aprendiz.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial