EU NAO SEI DANÇAR
EU NÃO SEI
DANÇAR O AMOR.
EU NÃO SEI
DANÇAR O VENTO, O SOL, A LUA, O AR.
EU NÃO SEI
DANÇAR A ESPERANÇA.
EU NÃO SEI
DANÇAR O ENCONTRO, O DESENCONTRO O REENCONTRO.
EU NÃO SEI
DANÇAR O TESÃO, A PAIXÃO.
EU NÃO SEI
DANÇAR O SILÊNCIO.
EU NÃO SEI
DANÇAR.
O NÃO EM SI
ME BLOQUEIA ME PETRIFICA SOU UMA ESTÁTUA SOLTA NO ESPACO. INTERIORMENTE UMA
LUTA ÁRDUA O SOM DO CORAÇÃO CONTRASTEIA COM A INÉRCIA DOS MEUS MUSCULOS, PORÉM,
UMA VONTADE DE MOVIMENTAR, DE DANÇAR ME IMPULSIONA A PROCURAR UM ESPAÇO ONDE EU
POSSA ME EXPRESSAR ME SOLTAR.
QUANTAS
VEZES NO DECORRER DE NOSSA TRAJETÓRIA COMO ARTISTA ORIENTADOR, OU PROFESSOR,
NOS DEPARAMOS COM ESSA FRASE ËU NÃO SEI DANÇAR “OU “EU QUERO APRENDER A DANÇAR.”
CORPOS
ENTRAM, CORPOS SAEM, CORPOS CAEM, CORPOS SE LEVANTAM, CORPOS PARAM, CORPOS
CAMINHAM, CADA UM COM UMA HISTÓRIA, HISTÓRIA ESTA INSCRITA EM CADA MUSCULO, EM
CADA OSSO, EM CADA VEIA EM CADA CÉLULA.
O QUE É DANÇAR?
O MUNDO GIRA
E NÓS GIRAMOS COM ELE, NOVOS DESAFIOS SURGEM NESTE MUNDO CADA VEZ MAIS
INDIVIDUALIZADO, TECNOLÓGICO E GLOBALIZADO; OUTRO CORPO SURGE. SE NO SÉCULO
PASSADO OUVIA-SE A FRASE “VOCE NÃO ESCOLHE A DANÇA, A DANÇA QUE TI ESCOLHE”
FRASE ESTA DITA POR VÁRIOS MESTRES, HOJE PARECE NÃO TER MAIS SENTIDO. A DANÇA
COMO ARTE E FONTE DE CONHECIMENTO TEM SEGUIDO SUA TRAJETÓRIA EM LINHA
ASCENDENTE, DEMONSTRANDO QUÃO RICAS SÃO SUAS VARIANTES E AS POSSIBILIDADES QUE
ESTAS PROPORCIONAM AO INDIVIDUO NO FAZER ARTÍSTICO. PARA QUE ESTE FAZER
ARTÍSTICO SEJA PRODUTIVO E CRIATIVO, TEMOS QUE VOLTAR NOSSO FOCO PARA OS
MODELOS PEDAGÓGICOS ESTABELECIDOS. PROPONHO UMA REFLEXÃO. EU COMO ARTISTA DA
DANÇA SIMPLESMENTE REPRODUZO O QUE FOI DEMONSTRADO PELO PRPFESSOR, OU, DURANTE
TODO O PROCESSO PROPOSTO CONTRIBUO COM O MEU CONHECIMENTO?
“NA DANÇA É
LAMENTAVEL QUE OS INTÉRPRETES SE PERCEBAM E SEJAM MUITO FREQUENTEMENTE
ESTIMULADOS PELOS PEDAGOGOS A SE PERCEBEREM COMO CORPO-OBJETO, PERTENCENDO A
ESSES ÚLTIMOS”. (SYLVIE FORTIN, LICÕES DE DANCA 4 – 2004).
NO ENSINO DA
DANÇA A TRADIÇÃO É UMA FONTE MUITO IMPORTANTE DE SABER. A GRANDE MAIORIA DOS
PROFESSORES E PROFESSORAS REPRODUZ DE FORMA FIDEDIGNA O QUE OS SEUS MESTRES LHE
ENSINARAM; O COMPORTAMENTO AS ATITUDES SE PERPETUAM DE GERACÃO EM GERACÃO O QUE
DÁ CERTO STATUS QUO PARA OS MAESTROS DA DANÇA. ESTA VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO DA
DANÇA É POR VEZES AO MEU VER AUTORITÁRIO E IMPRODUTIVO, POIS ANULA
SISTEMATICAMENTE O SUJEITO TORNANDO-O SIMPLESMENTE EM REPRODUTOR DE UMA TÉCNICA JÁ ESTABELECIDA
SEJA ELA CLÁSSICA, MODERNA, CONTEMPORÂNEA ETC. É IMPORTANTE QUE O ALUNO VEJA O
PROFESSOR DEMONSTRAR AQUILO QUE ELE PROPÕE DESDE QUE ISSO VENHA SEGUIDO DE
ESTÍMULOS ONDE HAJA UMA INTEGRAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DA TRADIÇÃO COM AQUELES
PROVENIENTES DE NOSSO PRÓPRIO PERCURSO PESSOAL, CONTRIBUINDO DESTE MODO EM TODO
O PROCESSO E NÃO SENDO SIMPLESMENTE UM
RECEPTOR PASSIVO NA TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO
DO ARTISTA DA DANCA.
GRANDE É O
DESAFIO PARA AQUELE QUE EXERCE A FUNÇÃO DE PROFESSOR, PENSAR FORMAS E MUDANÇAS
DE PARADIGMAS ONDE A APRENDIZAGEM NÃO SEJA SIMPLESMENTE UMA REPRODUÇÃO DE UM MODELO
JÁ CONSTRUIDO, MAS TAMBÉM FAZER COM QUE O ALUNO TENHA CONSCIÊNCIA DA REAL
APROPRIAÇÃO DE SEU CORPO, POIS AO SE APROPRIAR DE SEU PRÓPRIO CORPO COMO FONTE
DE SABER, TORNA-SE MENOS VULNERÁVEL AO EXERCÍCIO DO PODER DE OUTRA PESSOA, VEICULOS
DE COMUNICACÃO, ETC SOBRE ELA. ESSA TAREFA DEMANDA SENSIBILIDADE, CONHECIMENTO
E FLEXIBILIDADE, TANTO PARA O PROFESSOR QUANTO PARA O ALUNO.
AÍ ME DEPARO
COM UMA QUESTÃO. O TREINAMENTO COMO DANÇA OU O TREINAMENTO PARA A DANÇA?
CREIO QUE
OCOMO ME SEDUZ MAIS, POIS ME ABRE VÁRIAS POSSIBILIDADES DE EXPERIMENTAÇÃO, SEM
FICAR PRESO A UMA DETERMINADA TÉCNICA, SEM TER NECESSIDADE DE TER UM CORPO
TREINADO PARA O OFÍCIO DA PROFISSÃO.
“O ARTÍSTA TORNA-SE PROFISSIONAL EM SUA AÇÃO,
SUA ARTE ESTÁ NO SEU FAZER”. (MARCIA STRAZZACAPPA).
O TREINAMENTO EM SI EXIGE UMA TOTAL ENTREGA,
ATRAVÉS DESTA ENTREGA É QUE DESCOBRIMOS O QUANTO SOMOS CAPAZES DE REALIZAR OS
NOSSOS MAIS INCRÍVEIS SONHOS; CADA UM COM SUAS FACILIDADES E DIFICULDADES VAI
MOLDANDO ESSA FANTÁSTICA MÁQUINA HUMANA PARA O SEU PROPÓSITO. ABRO MEU CORPO
,ESCANCARO MINHA MENTE, LIBERTO MEU ESPÍRITO, BUSCO NO MÍNIMO GESTO ALGO PARA
DIZER OU NÃO DIZER, SIMPLESMENTE DANÇAR,BAILAR,MOVIMENTAR,SACOLEJAR,CRIAR.
AH ESSE SER
CRIADOR, O ARTÍSTA CRIADOR, O GÊNIO CRIADOR. MUITO SE FALA, MUITO SE PENSA EM
PROCESSO CRIATIVO. TODOS NÓS TRAZEMOS ESSA SEMENTE DENTRO DE NÓS, MAS POR
VÁRIOS MOTIVOS NÃO CONSEGUIMOS DEIXÁ-LA GERMINAR, BROTAR, FLORECER.
CRIAR É NÃO
TER MEDO DE MOSTRAR-SE, É TAMBÉM LIBERTAR DE TODAS AS AMARRAS QUE NOS TOLEM E
NOS ENGESSAM. ÀS VEZES NOS SENTIMOS INIBIDOS PERANTE O OUTRO, ESSA INIBIÇÃO,
ESSE MEDO, ESSA TIMIDEZ ACABA POR CASTRAR DE FORMA PERVERSA O PODER DA CRIAÇÃO.
BUSCO NA MINHA ORIENTAÇÃO CAMINHOS QUE POSSIBILITEM A ULTRAPASSAR ESSAS
BARREIRAS DANDO AOS ORIENTANDOS ESTÍMULOS QUE OS LEVEM A SENTIR, A
EXPERIMENTAR, A VIVENCIAR CORPORALMENTE FORMAS, CONTEÚDOS, TEXTURAS, DE FORMA A
FACILITAR O NASCIMENTO DO SER CRIADOR.
ESTAMOS
CHEGANDO A ALGUM LUGAR, CADA UM NA MEDIDA DO POSSÍVEL DÁ SUA CONTRIBUIÇÃO,
DESCOBRE O SEU CAMINHO, ENTREGA-SE, MOSTRA-SE, CADA GESTO, CADA MOVIMENTO VAI SE
TORNANDO REAL E CONCRETO, E O MEDO, A TIMIDEZ, VAI DANDO LUGAR A NOVAS DESCOBERTAS
VAI NASCENDO O ARTÍSTA CRIADOR E PORQUE NÃO O ARTÍSTA ORIENTADOR.
WELLERSON
MINUZ CAMARGOS - ARTÍSTA ORIENTADOR DANÇA
CEU PARQUE VEREDAS – EQUIPE LESTE 4
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