sexta-feira, 21 de novembro de 2014

EU NAO SEI DANÇAR
EU NÃO SEI DANÇAR O AMOR.
EU NÃO SEI DANÇAR O VENTO, O SOL, A LUA, O AR.
EU NÃO SEI DANÇAR A ESPERANÇA.
EU NÃO SEI DANÇAR O ENCONTRO, O DESENCONTRO O REENCONTRO.
EU NÃO SEI DANÇAR O TESÃO, A PAIXÃO.
EU NÃO SEI DANÇAR O SILÊNCIO.
EU NÃO SEI DANÇAR.
O NÃO EM SI ME BLOQUEIA ME PETRIFICA SOU UMA ESTÁTUA SOLTA NO ESPACO. INTERIORMENTE UMA LUTA ÁRDUA O SOM DO CORAÇÃO CONTRASTEIA COM A INÉRCIA DOS MEUS MUSCULOS, PORÉM, UMA VONTADE DE MOVIMENTAR, DE DANÇAR ME IMPULSIONA A PROCURAR UM ESPAÇO ONDE EU POSSA ME EXPRESSAR ME SOLTAR.
QUANTAS VEZES NO DECORRER DE NOSSA TRAJETÓRIA COMO ARTISTA ORIENTADOR, OU PROFESSOR, NOS DEPARAMOS COM ESSA FRASE ËU NÃO SEI DANÇAR “OU “EU QUERO APRENDER A DANÇAR.”
CORPOS ENTRAM, CORPOS SAEM, CORPOS CAEM, CORPOS SE LEVANTAM, CORPOS PARAM, CORPOS CAMINHAM, CADA UM COM UMA HISTÓRIA, HISTÓRIA ESTA INSCRITA EM CADA MUSCULO, EM CADA OSSO, EM CADA VEIA EM CADA CÉLULA.
O QUE É DANÇAR?
O MUNDO GIRA E NÓS GIRAMOS COM ELE, NOVOS DESAFIOS SURGEM NESTE MUNDO CADA VEZ MAIS INDIVIDUALIZADO, TECNOLÓGICO E GLOBALIZADO; OUTRO CORPO SURGE. SE NO SÉCULO PASSADO OUVIA-SE A FRASE “VOCE NÃO ESCOLHE A DANÇA, A DANÇA QUE TI ESCOLHE” FRASE ESTA DITA POR VÁRIOS MESTRES, HOJE PARECE NÃO TER MAIS SENTIDO. A DANÇA COMO ARTE E FONTE DE CONHECIMENTO TEM SEGUIDO SUA TRAJETÓRIA EM LINHA ASCENDENTE, DEMONSTRANDO QUÃO RICAS SÃO SUAS VARIANTES E AS POSSIBILIDADES QUE ESTAS PROPORCIONAM AO INDIVIDUO NO FAZER ARTÍSTICO. PARA QUE ESTE FAZER ARTÍSTICO SEJA PRODUTIVO E CRIATIVO, TEMOS QUE VOLTAR NOSSO FOCO PARA OS MODELOS PEDAGÓGICOS ESTABELECIDOS. PROPONHO UMA REFLEXÃO. EU COMO ARTISTA DA DANÇA SIMPLESMENTE REPRODUZO O QUE FOI DEMONSTRADO PELO PRPFESSOR, OU, DURANTE TODO O PROCESSO PROPOSTO CONTRIBUO COM O MEU CONHECIMENTO?
“NA DANÇA É LAMENTAVEL QUE OS INTÉRPRETES SE PERCEBAM E SEJAM MUITO FREQUENTEMENTE ESTIMULADOS PELOS PEDAGOGOS A SE PERCEBEREM COMO CORPO-OBJETO, PERTENCENDO A ESSES ÚLTIMOS”. (SYLVIE FORTIN, LICÕES DE DANCA 4 – 2004).
NO ENSINO DA DANÇA A TRADIÇÃO É UMA FONTE MUITO IMPORTANTE DE SABER. A GRANDE MAIORIA DOS PROFESSORES E PROFESSORAS REPRODUZ DE FORMA FIDEDIGNA O QUE OS SEUS MESTRES LHE ENSINARAM; O COMPORTAMENTO AS ATITUDES SE PERPETUAM DE GERACÃO EM GERACÃO O QUE DÁ CERTO STATUS QUO PARA OS MAESTROS DA DANÇA. ESTA VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO DA DANÇA É POR VEZES AO MEU VER AUTORITÁRIO E IMPRODUTIVO, POIS ANULA SISTEMATICAMENTE O SUJEITO TORNANDO-O SIMPLESMENTE  EM REPRODUTOR DE UMA TÉCNICA JÁ ESTABELECIDA SEJA ELA CLÁSSICA, MODERNA, CONTEMPORÂNEA ETC. É IMPORTANTE QUE O ALUNO VEJA O PROFESSOR DEMONSTRAR AQUILO QUE ELE PROPÕE DESDE QUE ISSO VENHA SEGUIDO DE ESTÍMULOS ONDE HAJA UMA INTEGRAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DA TRADIÇÃO COM AQUELES PROVENIENTES DE NOSSO PRÓPRIO PERCURSO PESSOAL, CONTRIBUINDO DESTE  MODO  EM  TODO O PROCESSO E NÃO SENDO SIMPLESMENTE  UM RECEPTOR PASSIVO NA TRAJETÓRIA DE  FORMAÇÃO DO ARTISTA DA DANCA.
GRANDE É O DESAFIO PARA AQUELE QUE EXERCE A FUNÇÃO DE PROFESSOR, PENSAR FORMAS E MUDANÇAS DE PARADIGMAS ONDE A APRENDIZAGEM NÃO SEJA SIMPLESMENTE UMA REPRODUÇÃO DE UM MODELO JÁ CONSTRUIDO, MAS TAMBÉM FAZER COM QUE O ALUNO TENHA CONSCIÊNCIA DA REAL APROPRIAÇÃO DE SEU CORPO, POIS AO SE APROPRIAR DE SEU PRÓPRIO CORPO COMO FONTE DE SABER, TORNA-SE MENOS VULNERÁVEL AO EXERCÍCIO DO PODER DE OUTRA PESSOA, VEICULOS DE COMUNICACÃO, ETC SOBRE ELA. ESSA TAREFA DEMANDA SENSIBILIDADE, CONHECIMENTO E FLEXIBILIDADE, TANTO PARA O PROFESSOR QUANTO PARA O ALUNO.
AÍ ME DEPARO COM UMA QUESTÃO. O TREINAMENTO COMO DANÇA OU O TREINAMENTO PARA A DANÇA?
CREIO QUE OCOMO ME SEDUZ MAIS, POIS ME ABRE VÁRIAS POSSIBILIDADES DE EXPERIMENTAÇÃO, SEM FICAR PRESO A UMA DETERMINADA TÉCNICA, SEM TER NECESSIDADE DE TER UM CORPO TREINADO PARA O OFÍCIO DA PROFISSÃO.
 “O ARTÍSTA TORNA-SE PROFISSIONAL EM SUA AÇÃO, SUA ARTE ESTÁ NO SEU FAZER”. (MARCIA STRAZZACAPPA).
 O TREINAMENTO EM SI EXIGE UMA TOTAL ENTREGA, ATRAVÉS DESTA ENTREGA É QUE DESCOBRIMOS O QUANTO SOMOS CAPAZES DE REALIZAR OS NOSSOS MAIS INCRÍVEIS SONHOS; CADA UM COM SUAS FACILIDADES E DIFICULDADES VAI MOLDANDO ESSA FANTÁSTICA MÁQUINA HUMANA PARA O SEU PROPÓSITO. ABRO MEU CORPO ,ESCANCARO MINHA MENTE, LIBERTO MEU ESPÍRITO, BUSCO NO MÍNIMO GESTO ALGO PARA DIZER OU NÃO DIZER, SIMPLESMENTE DANÇAR,BAILAR,MOVIMENTAR,SACOLEJAR,CRIAR.
AH ESSE SER CRIADOR, O ARTÍSTA CRIADOR, O GÊNIO CRIADOR. MUITO SE FALA, MUITO SE PENSA EM PROCESSO CRIATIVO. TODOS NÓS TRAZEMOS ESSA SEMENTE DENTRO DE NÓS, MAS POR VÁRIOS MOTIVOS NÃO CONSEGUIMOS DEIXÁ-LA GERMINAR, BROTAR, FLORECER.
CRIAR É NÃO TER MEDO DE MOSTRAR-SE, É TAMBÉM LIBERTAR DE TODAS AS AMARRAS QUE NOS TOLEM E NOS ENGESSAM. ÀS VEZES NOS SENTIMOS INIBIDOS PERANTE O OUTRO, ESSA INIBIÇÃO, ESSE MEDO, ESSA TIMIDEZ ACABA POR CASTRAR DE FORMA PERVERSA O PODER DA CRIAÇÃO. BUSCO NA MINHA ORIENTAÇÃO CAMINHOS QUE POSSIBILITEM A ULTRAPASSAR ESSAS BARREIRAS DANDO AOS ORIENTANDOS ESTÍMULOS QUE OS LEVEM A SENTIR, A EXPERIMENTAR, A VIVENCIAR CORPORALMENTE FORMAS, CONTEÚDOS, TEXTURAS, DE FORMA A FACILITAR O NASCIMENTO DO SER CRIADOR.
ESTAMOS CHEGANDO A ALGUM LUGAR, CADA UM NA MEDIDA DO POSSÍVEL DÁ SUA CONTRIBUIÇÃO, DESCOBRE O SEU CAMINHO, ENTREGA-SE, MOSTRA-SE, CADA GESTO, CADA MOVIMENTO VAI SE TORNANDO REAL E CONCRETO, E O MEDO, A TIMIDEZ, VAI DANDO LUGAR A NOVAS DESCOBERTAS VAI NASCENDO O ARTÍSTA CRIADOR E PORQUE NÃO O ARTÍSTA ORIENTADOR.
WELLERSON MINUZ CAMARGOS - ARTÍSTA ORIENTADOR DANÇA
 CEU PARQUE VEREDAS – EQUIPE LESTE 4


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