sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Ensaio Pesquisa: BRINCANÇA

Artista- Orientador- Edson Jacaré
Equipamento- Ceu Três Pontes
Equipe-Leste 4- Dança


BRINCANÇA

 O nosso corpo é inteligente, dança a todo o momento, quando se ouve uma musica ou não, sempre avisa as sensações boas e ruins, o corpo fala emitindo som corporal, e nos faz pensar a todo o momento nos movimentos, e na parte histórica das diversas danças.  
   Mas quem dança as danças brasileiras, esta vivenciando o passado alegre e triste para um presente cheio de harmonia e paz, dialogando com todos, no individual e no coletivo.
      E o brincar é a forma mais natural de aprender algo, sem preocupação da técnica do movimento, porque alguns dançarinos dizem que nas danças brasileiras não tem técnica e sem organização corporal.

          Olá! Convido para um dialogo amplo: Veja e analise esse quadro do Artista Plástico Ivan Cruz de varias brincadeiras.





          Acredito que a técnica, já vem do próprio brincar; como um passista de frevo faz todos aqueles movimentos em desequilíbrio e em equilíbrio, o capoeirista na malandragem do jogo, lutando ou dançando ao mesmo tempo, e entre outras manifestações brasileiras.
         No passado os brincantes vivenciaram seus momentos na dança, disfarçando a tristeza, alegria, dores ,tudo o que já passou, tornando-se divertido no ambiente que se transitavam.
        E hoje, no som e ritmo dessa vida, dançamos, andamos, corremos , pulamos, giramos, e estamos preparando o nosso CORPO para encarar os movimentos, que é um JOGO de regras para a nossa sobrevivência.
        Devemos ter a COOPERAÇÃO de todos em entorno para conseguir realizar seus objetivos, e é desse jeito que é a Vida.



  A Cultura em MASSA

         As influencias das danças brasileiras para o cotidiano, hoje em dia está tudo na evolução das nossas culturas, o ritmo da dança do maculelê para o  fank, e os passos do frevo para o fank.
        Nos encontros que oriento os alunos, é que eles possam perceber a importância e a valorização de cada raiz das danças, até chegar às suas evoluções, sendo incorporados á cultura em massa.
  
        No pé de Coco, no cacho coco, na queda do coco, sai à pisada da dança do coco, com a casca do coco seco, utilizamos para dançar de um lado para o outro, em duplas, no coletivo e no seu momento individual, com diversas maneiras de expressar corporalmente e cantando o refrão: “ Lá no mar tem areia, areiaaaaaa”

        Na dança do Maculelê, os bastões, utilizando-se para fazer sons, movimentos expressões de diversos estilos, com cada um. E na maneira que for tocando os instrumentos, para recriações de ritmos para as danças em geral em todos os momentos.
         Na base das danças brasileiras, tem algumas influencias da capoeira, sendo assim, o Capoeirista brinca, dança, luta, canta, toca, se movimenta dos pés a cabeça.

“A vivência corporal da criança deve estar sempre engajada num comportamento de exploração e de prazer na descoberta, fazendo com o seu corpo descubra e desafie seus próprios limites” (FREITAS,2008)

         Não importa a sua idade, para dançar, basta gostar, sentir, se movimentar, deixando o lado de criança  fluir seriamente nas danças, o corpo fala sobre as suas origens, ultrapassando seus movimentos para outras danças, potencializando assim, o Corpo e a Mente.




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