Ensaio Jambeiro City 2.4
Vocacional Teatro
Série CEU Jambeiro
Atualização 2.4
Artista - Orientador Danilo Caputto
Introdução
Este
ensaio/tutorial tem por objetivo adentrar o universo criativo daqueles que
foram integrantes e programadores, ao mesmo tempo, do processo artístico
experenciado no território físico e virtual no CEU Jambeiro no ano 2014.
Tutorial ou Sobre
o formato escolhido
Este
formato foi inspirado em dois movimentos, primeiro nas conversas, discussões e
reflexões realizadas nas reuniões
artístico-pedagógicas da Equipe Leste 3 do Vocacional Teatro, onde a ideia de
“códigos abertos de programação” foi amplamente trabalhada. Em relação ao
paragrafo acima, quando uso os termos “códigos abertos de programação” estou
criando uma analogia entre a programação
de sistemas, muito comum na universo da informática e tecnologia e o processo artístico desenvolvido no Programa
Vocacional.
O
segundo movimento, diz respeito ao processo desenvolvido entre o Artista –
Orientador Danilo Caputto e os Artistas – Vocacionais das Turmas de terça-feira
a noite e Sábado a tarde. Onde a idéia central do processo foi como realizar um
processo artístico onde qualquer integrante independente da função tenha a
acesso a “programação” dos encontros.
O
fator decisivo para escolha deste formato, aconteceu durante os encontros, em
um determinado sábado, por volta do mês de setembro, conversávamos em grupo
sobre qual seria a possível forma que desse conta das proposições que
gostaríamos de realizar até o fim do programa neste ano. Em determinado momento
dois integrantes tiveram a idéia de realizar um procedimento cênico que tivesse
a estrutura de um jogo para computadores chamado “Sim City”.
A
idéia central do jogo é construir e administrar uma cidade, possibilitando
realizar diversas tarefas, que vão desde ser uma pessoa caminhando pela cidade,
dirigindo, trabalhando até construir uma ponte, prédios, edifícios e apenas
segundos.
A
proposição me chamou pelo fato de que nenhum dos integrantes sabiam como aquela
estrutura poderia ser experiência no espaço dos encontros, e muito menos se
aquilo poderia ou não ser configurado como Teatro.
Fazendo
uma relação paralela, este ensaio compartilha das mesmas angustias, não sabendo
ao certo se este formato, pode ou não
configurar um ensaio ao final.
Primeiro Passo ou instruções iniciais
A
partir de agora tente se relacionar com este escrito como se efetivamente ele
fosse um jogo, um jogo de imaginação
onde você poderá configurar um processo artístico como desejar.
E
se ao final deste e consequentemente do jogo você conseguir de alguma forma
visualizar um processo artístico o objetivo foi alcançado, caso o contrário
aconteça volte para o principio e recomece.
Observação:
este não é um jogo competitivo, portanto, cabe apenas ao jogador decidir se seu
objetivo foi alcançado.
Criando seu Avatar ou quem você deseja ser no processo artístico.
Neste
jogo você poderá escolher entre duas funções AO (Artista – Orientador) ou AV
(Artista – Vocacional).
Essas
funções são meramente ilustrativas, não considere que uma função é hierárquica
sobre outra, caso isso acontece você será eliminado do jogo, podendo ou não
retornar no próximo ano.
Características:
Artista
– Orientador; tem como característica principal
a escuta aguçada, o olhar observador. Durante o processo tenta olhar
para as investigações de forma a entender como o coletivo se organiza ao mesmo
tempo que não ignora as individualidades do processo.
Artista
– Vocacionado; é quem de fato alimenta o processo de criação, tem por
característica principal verticalizar a investigação artística, sem ignorar sua
vontade de expressão.
Campo de jogo ou território de investigação
Se
faz necessário para atingir os objetivos de jogo, criar um espaço de trabalho,
seja ele real ou virtual, podendo em
alguns momentos ambos estarem misturados.
Exemplo:
a maioria dos encontros do Vocacional Teatro no CEU Jambeiro aconteceram na
Sala Multiuso, entretanto diversos espaços foram experimentados, como os
elevadores, banheiros, sala de dança, área externa, gramado, etc. E por muitas
vezes esses espaços foram outros como
uma campo de guerra, uma cidade deserta, um sonho, etc.
Esse
espaço pode ser estabelecido a partir de cenas levantadas ou também pode ser
criado sem um à priori. Alias como sugestão durante o processo deste ano, o que
nos pareceu mais potente foi criar os espaços sem necessariamente definir sua
função, deixamos muitas vezes que este espaço tivesse seu uso descoberto
durante as propostas.
Visita Suprema ou a importância de ter um coordenador presente
Neste
jogo, você perceberá que regularmente
irá receber umas visitas, essas ocasiões servirão para expandir sua visão sobre
o processo artístico, aproveite, encare
estes momentos como parte importante da experiência.
Este
Anjo, também conhecido como coordenador, ou ainda por AO Supremo – termo inventado
pelos vocacionados, pode se tornar um grande parceiro. Confie na sua
sensibilidade e no seu poder supremo de olhar o processo artístico de fora.
Campos Vizinhos ou ações culturais
Este
momento do jogo requer muita atenção e sensibilidade do jogador. Ampliando seu
olhar, você ira perceber que além do campo de jogo criado, existem diversos
outros vizinhos possíveis de serem acessados.
Os
campos vizinhos são uma espécie de bônus, onde os jogadores do processo
artístico, poderão criar outras atividades para os seus avatares, como conhecer
outros processos artísticos, visitas a lugares como a Bienal de arte ou ainda
assistir uma peça de teatro no trem.
Essa
ação será potencializa se estiver em dialogo com as experimentações do seu
processo.
Jogo em Rede ou como apresentar uma materialidade cênica
Muitos
jogadores consideram esse o momento mais importante deste o jogo, o que não é
bem verdade.
Quando
os jogadores desejarem poderão a qualquer momento apresentar suas
materialidades para outros, mesmo que estes nem estejam conectados no jogo.
Essa
experiência em si, é valorizada justamente por esse encontro e desde que não
seja reduzida há um momento único poderá desbloquear diversas outras
possibilidades de jogo.
É
importante salientar que este momento também não deve ser encarado como formato
único, devendo ser repensado e transformado de acordo com a vontade e
necessidade do grupo.
Portal de chegada ou o que virá daqui pra frente
Bom,
se você por algum motivo chegou até aqui significa que de alguma forma você
vivenciou um processo artístico no Programa Vocacional e ufa! Parabéns isso já
é uma grande conquista.
O
portal de chegada deste jogo porém não
se encera em si mesmo, ou seja, somente ao chegar aqui é que percebemos que não
é possível saber o que fazer a diante.
Na
tentativa de experimentar um processo artístico muitas janelas foram abertas e
poucas fechadas.
Contudo,
este ensaio se esforçou em esclarecer minimamente as possibilidades de ações
dentro de um processo artístico para que ao chegar aqui você pudesse recriar
seu processo artístico como bem entender.
Sabendo
que mesmo o que aqui está pode ser modificado, alterado, reescrito e repensado.
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