segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Ensaio Jambeiro City 2.4

Vocacional Teatro
Série CEU Jambeiro
Atualização 2.4
Artista - Orientador Danilo Caputto


Introdução

Este ensaio/tutorial tem por objetivo adentrar o universo criativo daqueles que foram integrantes e programadores, ao mesmo tempo, do processo artístico experenciado no território físico e virtual no CEU Jambeiro no ano 2014.


Tutorial ou Sobre o formato escolhido

Este formato foi inspirado em dois movimentos, primeiro nas conversas, discussões e reflexões  realizadas nas reuniões artístico-pedagógicas da Equipe Leste 3 do Vocacional Teatro, onde a ideia de “códigos abertos de programação” foi amplamente trabalhada. Em relação ao paragrafo acima, quando uso os termos “códigos abertos de programação” estou criando uma analogia  entre a programação de sistemas, muito comum na universo da informática e tecnologia e  o processo artístico desenvolvido no Programa Vocacional.
O segundo movimento, diz respeito ao processo desenvolvido entre o Artista – Orientador Danilo Caputto e os Artistas – Vocacionais das Turmas de terça-feira a noite e Sábado a tarde. Onde a idéia central do processo foi como realizar um processo artístico onde qualquer integrante independente da função tenha a acesso a “programação” dos encontros.
O fator decisivo para escolha deste formato, aconteceu durante os encontros, em um determinado sábado, por volta do mês de setembro, conversávamos em grupo sobre qual seria a possível forma que desse conta das proposições que gostaríamos de realizar até o fim do programa neste ano. Em determinado momento dois integrantes tiveram a idéia de realizar um procedimento cênico que tivesse a estrutura de um jogo para computadores chamado “Sim City”.
A idéia central do jogo é construir e administrar uma cidade, possibilitando realizar diversas tarefas, que vão desde ser uma pessoa caminhando pela cidade, dirigindo, trabalhando até construir uma ponte, prédios, edifícios e apenas segundos.
A proposição me chamou pelo fato de que nenhum dos integrantes sabiam como aquela estrutura poderia ser experiência no espaço dos encontros, e muito menos se aquilo poderia ou não ser configurado como Teatro.
Fazendo uma relação paralela, este ensaio compartilha das mesmas angustias, não sabendo ao certo se este formato, pode ou  não configurar um ensaio ao final.


Primeiro Passo ou instruções iniciais

A partir de agora tente se relacionar com este escrito como se efetivamente ele fosse um jogo, um jogo de imaginação  onde você poderá configurar um processo artístico como desejar.
E se ao final deste e consequentemente do jogo você conseguir de alguma forma visualizar um processo artístico o objetivo foi alcançado, caso o contrário aconteça volte para o principio e recomece.

Observação: este não é um jogo competitivo, portanto, cabe apenas ao jogador decidir se seu objetivo foi alcançado.


Criando seu Avatar ou quem você deseja ser no processo artístico.


Neste jogo você poderá escolher entre duas funções AO (Artista – Orientador) ou AV (Artista – Vocacional).
Essas funções são meramente ilustrativas, não considere que uma função é hierárquica sobre outra, caso isso acontece você será eliminado do jogo, podendo ou não retornar no próximo ano.

Características:

Artista – Orientador; tem como característica principal  a escuta aguçada, o olhar observador. Durante o processo tenta olhar para as investigações de forma a entender como o coletivo se organiza ao mesmo tempo que não ignora as individualidades do processo.
Artista – Vocacionado; é quem de fato alimenta o processo de criação, tem por característica principal verticalizar a investigação artística, sem ignorar sua vontade de expressão.


Campo de jogo ou território de investigação

Se faz necessário para atingir os objetivos de jogo, criar um espaço de trabalho, seja ele  real ou virtual, podendo em alguns momentos ambos estarem misturados.
Exemplo: a maioria dos encontros do Vocacional Teatro no CEU Jambeiro aconteceram na Sala Multiuso, entretanto diversos espaços foram experimentados, como os elevadores, banheiros, sala de dança, área externa, gramado, etc. E por muitas vezes esses espaços foram outros como  uma campo de guerra, uma cidade deserta, um sonho, etc.
Esse espaço pode ser estabelecido a partir de cenas levantadas ou também pode ser criado sem um à priori. Alias como sugestão durante o processo deste ano, o que nos pareceu mais potente foi criar os espaços sem necessariamente definir sua função, deixamos muitas vezes que este espaço tivesse seu uso descoberto durante as propostas.

Visita Suprema ou a importância de ter um coordenador presente

Neste jogo, você perceberá  que regularmente irá receber umas visitas, essas ocasiões servirão para expandir sua visão sobre o processo artístico, aproveite, encare  estes momentos como parte importante da experiência.
Este Anjo, também conhecido como coordenador, ou ainda por AO Supremo – termo inventado pelos vocacionados, pode se tornar um grande parceiro. Confie na sua sensibilidade e no seu poder supremo de olhar o processo artístico de fora.

Campos Vizinhos ou ações culturais

Este momento do jogo requer muita atenção e sensibilidade do jogador. Ampliando seu olhar, você ira perceber que além do campo de jogo criado, existem diversos outros vizinhos possíveis de serem acessados.
Os campos vizinhos são uma espécie de bônus, onde os jogadores do processo artístico, poderão criar outras atividades para os seus avatares, como conhecer outros processos artísticos, visitas a lugares como a Bienal de arte ou ainda assistir uma peça de teatro no trem.
Essa ação será potencializa se estiver em dialogo com as experimentações do seu processo.


Jogo em Rede ou como apresentar uma materialidade cênica

Muitos jogadores consideram esse o momento mais importante deste o jogo, o que não é bem verdade.
Quando os jogadores desejarem poderão a qualquer momento apresentar suas materialidades para outros, mesmo que estes nem estejam conectados no jogo.
Essa experiência em si, é valorizada justamente por esse encontro e desde que não seja reduzida há um momento único poderá desbloquear diversas outras possibilidades de jogo.
É importante salientar que este momento também não deve ser encarado como formato único, devendo ser repensado e transformado de acordo com a vontade e necessidade do grupo.

Portal de chegada ou o que virá daqui pra frente

Bom, se você por algum motivo chegou até aqui significa que de alguma forma você vivenciou um processo artístico no Programa Vocacional e ufa! Parabéns isso já é uma grande conquista.
O portal  de chegada deste jogo porém não se encera em si mesmo, ou seja, somente ao chegar aqui é que percebemos que não é possível saber o que fazer a diante.
Na tentativa de experimentar um processo artístico muitas janelas foram abertas e poucas fechadas.
Contudo, este ensaio se esforçou em esclarecer minimamente as possibilidades de ações dentro de um processo artístico para que ao chegar aqui você pudesse recriar seu processo artístico como bem entender.
Sabendo que mesmo o que aqui está pode ser modificado, alterado, reescrito e repensado.





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