segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Tudo junto e misturado -“uma andorinha só não faz verão” - Ensaio Pesquisa Ação - Allyson Amaral


                                      ENSAIO-PESQUISA 

Tudo junto e misturado -“uma andorinha só não faz verão”
2014


ARTISTA-ORIENTADOR  -  ALLYSON MENDES DO AMARAL
LINGUAGEM ARTÍSTICA  -  DANÇA
EQUIPAMENTO PÚBLICO  -  TEATRO ZANONI FERRITE
REGIÃO  -  LESTE 1
COORDENAÇÃO  -  CLAUDIA PALMA
NOME DO PROCESSO – TUDO JUNTO E MISTURADO – “uma andorinha só não faz verão”


Contextualização do meu processo Ensaio-Pesquisa



Objetivo de meu ensaio-pesquisa foi traçar o caminho que fiz nos 8 meses orientando os processos com os artistas-vocacionados dentro do equipamento Teatro Zanoni Ferrite. Foi um trabalho que me possibilitou perceber mudanças e trajetórias seguidas neste longo percurso. Não sei por que, mas intuitivamente, resolvi fazer isto para não me perder, pensando também na ideia de memória do corpo como parte importante do processo de percepção dos espaços, assim sendo cheguei a uma ideia de um “inventário-cartográfico”, registrar e ao mesmo tempo percebe este espaço como uma geografia que esta sempre em transformação. Assim sendo mergulhei algumas vezes nos conceitos da cartografia, do rizoma, das ideias de rede propostas pelo filósofo Deleuze, etc,... Coisas muito interessantes e importantes, mas que foram aprofundadas nas minhas práticas e ações dentro do equipamento. Lendo e relendo textos do que é cartografia, foi possível para entender certos sentidos nos corpos dos artistas-vocacionados. E nada melhor do que experimentar e em seguida verbalizar com as experiências geradas pelas propostas a partir destes conceitos. Isto foi meu caso neste ano!
Nos sentidos que se criavam para entender  algo proposto pelo conceito de cartografia, a  percepção era de que sempre tinha que entender outros conceitos antes, como por exemplo, para entender a cartografia propostas por Deleuze, precisava entender primeiro o que era rizoma. Assim começou a enrolar e enrolou tanto que virou uma rede de várias coisas misturadas. Um novelo de lã que já não sabia mais onde estava o início, o meio ou fim, sabia somente o ponto de partida. E foi deste ponto de partida que comecei a desenvolver os processos no equipamento deste ano de 2014. O ponto de partida escolhido foi desenvolvido pela minha experiência do ano anterior “as idas e vindas dos artistas-vocacionados” um fluxo constante de começos e interrupções dos processos, sendo eu desafiado a mudar repentinamente, repetidamente e constantemente o que estava sendo proposto, a reinventar novos modos de criação. Então propus que o processo pudesse permear dentro destas inconstâncias e foi assim que comecei a trabalhar a manipulação com o outro, o outro com objetos, por exemplo, o bambu, sempre pensando que o movimento tinha que surgir a partir deste outro, do encontro, dos corpos ou elementos inseridos nas orientações. Este outro também era eu, quando havia eu e mais um. E quando o espaço tinha mais pessoas, estes conduziam e se deixavam conduzir pelo outro. Neste caso os corpos iam se acumulando no corpo do outro, deixando com que a memória corporal se tornasse  este ponto de partida, denominado pela manipulação. A ideia era a o individual e o coletivo, ou seja, o individual no coletivo e o coletivo no individual. Onde a busca pelo movimento, se dava a partir da relação com os outros artistas-vocacionados e também com o próprio artista-orientador. Uma construção conjunta, individual e principalmente coletiva.
Nestes caminhos trilhados passou a existir a possibilidade de uma interação com o Vocacional Teatro e a artista-orientadora Ana Andreatta, fizemos  algumas visitas as diferentes orientações, propusemos  ações culturais entre as linguagens que foi abraçada por eles e criamos numa desta ações uma cartografia-inventário do entorno do teatro, ao longo da Avenida Renata onde esta localizado o Teatro Zanoni Ferrite. Assistimos o documentário “Sonhos em Movimento”, da coreografa Pina Bausch que trabalhou com adolescentes da periferia da cidade onde a companhia de dança trabalha. E criamos relações entre todos nós.
Nas orientações de dança, os artistas-vocacionados que continuaram, apareceram por causa destas visitas-encontros e isto deu uma cara e uma motivação para este grupo. O que potencializou cada encontro do meio para o final destes oito meses de atuação no Teatro Zanoni Ferrite. Agora deixo abaixo o trabalho falar também por ele mesmo, com alguns escritos feitos em reuniões, vídeos e fotos produzidos nos encontros. Todo o material produzindo tem o consentimento dos artistas-vocacionados. E se quiserem saber mais podemos combinar um café com um pão na chapa. Até já!




DIAGRAMA ENSAIO-PESQUISA



PENSAMENTOS, TEXTOS E AFINS... 






ABRIL E MAIO 


JUNHO E JULHO
 AGOSTO E SETEMBRO



 OUTUBRO E NOVEMBRO

                                       

DESENHOS FEITOS A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES


1- ORIENTAÇÃO
















                                                                    2-ORIENTAÇÃO













3-ORIENTAÇÃO


























AÇÃO VOCACIONAL DANÇA E TEATRO 
(INVENTÁRIO-CARTOGRÁFICO)

 Ação Vocacional Dança e Teatro – Equipes Leste 1 – Inventário Cênico
- Todo objeto possui sua função, eles são co-dependentes.
. Chegada – às 10 horas
Aquecimento – Inventário do Corpo em Trios < observação do corpo>, a partir do toque(tato);
respiração
estrutura do corpo
pele
contorno do corpo
raio-x corporal
. Saída – às 10:30, do Teatro Zanoni Ferrite
Construção do Inventário na Rua Renata – escolha de um espaço a ser observado ( rua, igreja, supermercado, padaria, rua, banca de jornal, biblioteca, loja, lanchonete,...);
- Objetos usados para fazer o inventário : lápis, papel, máquina fotográfica (do celular), gravador, etc,...
Inventário:
      a)      Das pessoas que estão neste lugar e suas funções dentro dele;
      b)      Do cenário, do que ele é composto;
      c)      Roupas que usam, o seus figurinos (cores, modelos, se usam ou não bijouterias, etc,...)
      d)      Dos gestos que as pessoas fazem nestes lugares e que compõe estes e os outros personagens;    
      e)      A iluminação, que existe nestes lugares (luz natural (sol), luzes artificiais que iluminam os      lugares,... exemplo no supermercado como estão iluminados os produtos nas gôndolas ou no  açougue;
       f)       Dos Sons que existem e ocupam este lugar (som dos carros, de tudo que produz som e que te afeta)
. Volta – 11:20, para o Teatro Zanoni Ferrite
Anotações passam para o papel Kraft, tudo colocado em um lugar só para que todos possam ver e conversar as suas impressões que foi visto e desenvolvido.
. Apreciação –  12:00 até às 12:30















FOTOS DAS ORIENTAÇÕES E AÇÕES





















LINKS DE VÍDEOS DAS ORIENTAÇÕES

ABRIL E MAIO

                                           http://youtu.be/w3Mlz675EvM                                          
                              http://youtu.be/I92ZIiPqHy0                               

JUNHO E JULHO

                                          http://youtu.be/dx8c7Mtj-NU                                          
                            http://youtu.be/ErOEAFYy2YU                         

AGOSTO E SETEMBRO

                    http://youtu.be/lOvGMEJJVwE                   
                                   http://youtu.be/a9bOQt5-4Oc                                       
                              http://youtu.be/dNJW1ISe8p8                                  
                               http://youtu.be/ShkHFxIaJy4                                    
                           http://youtu.be/60VuyV0U99I                               
                              http://youtu.be/uQkqnElOVVk                               
                  http://youtu.be/aU7QZ3OqH3M               
                                         https://www.youtube.com/watch?v=YDRIDkQsE8s

OUTUBRO E NOVEMBRO

                           http://youtu.be/-qKb8BBs1Nk                               
https://www.youtube.com/watch?v=rcP7xfCXIcg




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