Tudo junto e misturado -“uma andorinha só não faz verão” - Ensaio Pesquisa Ação - Allyson Amaral
ENSAIO-PESQUISA
Tudo junto e misturado -“uma
andorinha só não faz verão”
2014
ARTISTA-ORIENTADOR -
ALLYSON MENDES DO AMARAL
LINGUAGEM
ARTÍSTICA - DANÇA
EQUIPAMENTO
PÚBLICO - TEATRO ZANONI FERRITE
REGIÃO - LESTE 1
COORDENAÇÃO
-
CLAUDIA PALMA
NOME DO
PROCESSO – TUDO JUNTO E MISTURADO – “uma andorinha só não faz verão”
Contextualização do meu processo Ensaio-Pesquisa
Objetivo de
meu ensaio-pesquisa foi traçar o caminho que fiz nos 8 meses orientando os
processos com os artistas-vocacionados dentro do equipamento Teatro Zanoni Ferrite.
Foi um trabalho que me possibilitou perceber mudanças e trajetórias seguidas
neste longo percurso. Não sei por que, mas intuitivamente, resolvi fazer isto
para não me perder, pensando também na ideia de memória do corpo como parte
importante do processo de percepção dos espaços, assim sendo cheguei a uma ideia
de um “inventário-cartográfico”, registrar e ao mesmo tempo percebe este espaço
como uma geografia que esta sempre em transformação. Assim sendo mergulhei
algumas vezes nos conceitos da cartografia, do rizoma, das ideias de rede
propostas pelo filósofo Deleuze, etc,... Coisas muito interessantes e importantes,
mas que foram aprofundadas nas minhas práticas e ações dentro do equipamento.
Lendo e relendo textos do que é cartografia, foi possível para entender certos
sentidos nos corpos dos artistas-vocacionados. E nada melhor do que experimentar
e em seguida verbalizar com as experiências geradas pelas propostas a partir
destes conceitos. Isto foi meu caso neste ano!
Nos
sentidos que se criavam para entender
algo proposto pelo conceito de cartografia, a percepção era de que sempre tinha que entender
outros conceitos antes, como por exemplo, para entender a cartografia propostas
por Deleuze, precisava entender primeiro o que era rizoma. Assim começou a
enrolar e enrolou tanto que virou uma rede de várias coisas misturadas. Um
novelo de lã que já não sabia mais onde estava o início, o meio ou fim, sabia
somente o ponto de partida. E foi deste ponto de partida que comecei a
desenvolver os processos no equipamento deste ano de 2014. O ponto de partida
escolhido foi desenvolvido pela minha experiência do ano anterior “as idas e
vindas dos artistas-vocacionados” um fluxo constante de começos e interrupções
dos processos, sendo eu desafiado a mudar repentinamente, repetidamente e
constantemente o que estava sendo proposto, a reinventar novos modos de
criação. Então propus que o processo pudesse permear dentro destas
inconstâncias e foi assim que comecei a trabalhar a manipulação com o outro, o
outro com objetos, por exemplo, o bambu, sempre pensando que o movimento tinha
que surgir a partir deste outro, do encontro, dos corpos ou elementos inseridos
nas orientações. Este outro também era eu, quando havia eu e mais um. E quando
o espaço tinha mais pessoas, estes conduziam e se deixavam conduzir pelo outro.
Neste caso os corpos iam se acumulando no corpo do outro, deixando com que a
memória corporal se tornasse este ponto
de partida, denominado pela manipulação. A ideia era a o individual e o
coletivo, ou seja, o individual no coletivo e o coletivo no individual. Onde a
busca pelo movimento, se dava a partir da relação com os outros artistas-vocacionados
e também com o próprio artista-orientador. Uma construção conjunta, individual
e principalmente coletiva.
Nestes
caminhos trilhados passou a existir a possibilidade de uma interação com o
Vocacional Teatro e a artista-orientadora Ana Andreatta, fizemos algumas visitas as diferentes orientações,
propusemos ações culturais entre as
linguagens que foi abraçada por eles e criamos numa desta ações uma cartografia-inventário
do entorno do teatro, ao longo da Avenida Renata onde esta localizado o Teatro
Zanoni Ferrite. Assistimos o documentário “Sonhos em Movimento”, da coreografa
Pina Bausch que trabalhou com adolescentes da periferia da cidade onde a
companhia de dança trabalha. E criamos relações entre todos nós.
Nas orientações
de dança, os artistas-vocacionados que continuaram, apareceram por causa destas
visitas-encontros e isto deu uma cara e uma motivação para este grupo. O que
potencializou cada encontro do meio para o final destes oito meses de atuação
no Teatro Zanoni Ferrite. Agora deixo abaixo o trabalho falar também por ele
mesmo, com alguns escritos feitos em reuniões, vídeos e fotos produzidos nos encontros.
Todo o material produzindo tem o consentimento dos artistas-vocacionados. E se
quiserem saber mais podemos combinar um café com um pão na chapa. Até já!
DIAGRAMA ENSAIO-PESQUISA
PENSAMENTOS, TEXTOS E AFINS...
ABRIL E MAIO
JUNHO E JULHO
AGOSTO E SETEMBRO
OUTUBRO E NOVEMBRO
DESENHOS FEITOS A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES
1- ORIENTAÇÃO
2-ORIENTAÇÃO
3-ORIENTAÇÃO
AÇÃO VOCACIONAL DANÇA E TEATRO
(INVENTÁRIO-CARTOGRÁFICO)
Ação Vocacional Dança e Teatro – Equipes Leste 1 –
Inventário Cênico
- Todo objeto possui sua função, eles são
co-dependentes.
. Chegada –
às 10 horas
Aquecimento – Inventário do Corpo em Trios < observação
do corpo>, a partir do toque(tato);
respiração
estrutura do corpo
pele
contorno do corpo
raio-x corporal
. Saída –
às 10:30, do Teatro Zanoni Ferrite
Construção do Inventário na Rua Renata – escolha de um
espaço a ser observado ( rua, igreja, supermercado, padaria, rua, banca de
jornal, biblioteca, loja, lanchonete,...);
- Objetos
usados para fazer o inventário : lápis, papel, máquina fotográfica (do
celular), gravador, etc,...
Inventário:
a) Das
pessoas que estão neste lugar e suas funções dentro dele;
b) Do
cenário, do que ele é composto;
c) Roupas
que usam, o seus figurinos (cores, modelos, se
usam ou não bijouterias, etc,...)
d) Dos
gestos que as pessoas fazem nestes lugares e que compõe estes e os
outros personagens;
e) A
iluminação, que existe nestes lugares (luz natural (sol), luzes artificiais que
iluminam os lugares,... exemplo no supermercado como estão iluminados os
produtos nas gôndolas ou no açougue;
f) Dos
Sons que existem e ocupam este lugar (som dos carros, de tudo que produz som e
que te afeta)
. Volta – 11:20, para o Teatro Zanoni
Ferrite
Anotações
passam para o papel Kraft, tudo colocado em um lugar só para que todos possam
ver e conversar as suas impressões que foi visto e desenvolvido.
. Apreciação – 12:00 até às 12:30
FOTOS DAS ORIENTAÇÕES E AÇÕES
LINKS DE VÍDEOS DAS ORIENTAÇÕES
ABRIL E MAIO
JUNHO E JULHO
AGOSTO E SETEMBRO
OUTUBRO E NOVEMBRO
https://www.youtube.com/watch?v=rcP7xfCXIcg
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial